A intervenção cirúrgica de contorno corporal após grande perda de peso (pós-bariátrica) melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, removendo o excesso de gordura e de flacidez e proporcionando contornos suaves do corpo. Esta é, em essência, a fase final do processo de perda de peso. Após a cirurgia de redução de peso (ou qualquer perda substancial de peso), a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, não tem sustentação, ocasionando possível flacidez nos braços, nádegas, virilha e coxas; mamas achatadas e/ou com mamilos apontados para baixo e abdômen estendido nas laterais e na zona inferior das costas.
quem pode realizar?
O procedimento pode ser realizado por homens e mulheres adultos que tenham realizado cirurgia de redução de peso. O paciente deve ser saudável (alimentação e exercícios), não fumante e não ter condições médicas que possam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia. Além disso, a avaliação é fundamental para determinar quando será apropriado começar a reparação do contorno corporal, já que antes de submeter-se ao procedimento, a perda de peso deve estar estabilizada. Se continuar emagrecer, a flacidez vai reaparecer ou, por outro lado, se o peso for rapidamente recuperado, podem surgir estrias e cicatrizes alargadas na pele.
pré-operatório
Previamente à cirurgia, pode ser necessário: • Fazer exames de laboratório ou avaliação médica; • Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais; • Parar de fumar bem antes da cirurgia; • Evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
procedimento cirúrgico
O procedimento é realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, no centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.
pós-operatório
Seguir as recomendações do médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.
resultados
Os resultados da cirurgia de contorno corporal, após grande perda de peso, são visíveis quase imediatamente. No entanto, pode levar até 1-2 anos, ou mais, para os resultados finais de todos os procedimentos aparecerem completamente. A manutenção do resultado depende de manter peso estável, alimentar-se e praticar exercícios, bem como do tipo de pele e de características hereditárias.
*Baseado nas informações daSBCP- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Se você está insatisfeito(a) com a aparência do seu corpo, entre em contato e agende uma avaliação.