A abdominoplastia (ou dermolipectomia abdominal) é um procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normaispodem desenvolver um abdômen protruído, frouxo e flácido, mas as causas mais comuns destas situações incluem: envelhecimento, gravidez, oscilações significativas no peso, hereditariedade e/ou cirurgia prévia.
Quem pode realizar?
Homens e mulheres adultos podem realizar o procedimento. É fundamental que o paciente seja saudável, não fumante e sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, além de ter perspectivas positivas e expectativas realistas sobre a cirurgia.
PRÉ-OPERATÓRIO
Previamente à cirurgia, pode ser necessário: • Fazer exames de laboratório ou avaliação médica; • Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais; • Parar de fumar bem antes da cirurgia; • Evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
O procedimento é realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, no centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.
pÓS-operatório
Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões e o paciente pode ser envolto em uma bandagem elástica ou compressão para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdômen à medida que cicatrizam. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.
resultados
Embora os resultados de um procedimento de abdominoplastia sejam tecnicamente permanentes, o resultado positivo pode diminuir devido à oscilações significativas no peso. Por esta razão, pessoas que estão planejando perder peso substancial ou mulheres que consideram futuras gestações são aconselhadas a adiar a cirurgia de abdominoplastia. Cirurgias abdominais prévias podem limitar os resultados potenciais de uma abdominoplastia. Em mulheres que se submeteram à cesariana, as cicatrizes existentes podem, muitas vezes, ser incorporadas à nova cicatriz.
*Baseado nas informações da SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Se você está insatisfeito(a) com a aparência do seu corpo, entre em contato e agende uma avaliação.