A otoplastia é um procedimento cirúrgico realizado na orelha, que pode corrigir defeitos na posição, proporções e forma das orelhas, proporcionando naturalidade, equilíbrio e proporção às orelhas e à face.
Quem pode realizar?
A otoplastia é indicada para pessoas com orelhas muito grandes (uma condição rara chamada macrotia); Pessoas com orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva; ou adultos insatisfeitos com a cirurgia prévia da orelha. O procedimento pode ser feito em crianças e adultos, desde que: • Sejam saudáveis, sem doença com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido; • Geralmente, crianças com cinco anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção; • Crianças cooperativas e que sigam as recomendações médicas; • Crianças capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia; • Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização; • Não fumantes; • Indivíduos com visão positiva e metas específicas dos resultados.
Pré-operatório
Previamente à cirurgia, pode ser necessário: • Fazer exames de laboratório ou avaliação médica; • Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais; • Parar de fumar bem antes da cirurgia; • Evitar tomar aspirina e alguns antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
PROCEDIMENTO CIRúRGICO
O procedimento é realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, no centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.
PÓS-OPERATÓRIO
Após a cirurgia, bandagens ou curativos serão aplicados sobre o local cirúrgico para mantê-lo limpo, protegê-lo de trauma e para sustentar a nova posição da orelha durante a cicatrização inicial. É normal haver desconforto logo após a cirurgia, sendo o mesmo controlado com medicação para dor. Pode haver sensação de coceira sob as ataduras. É importante que as mesmas permaneçam intactas e não sejam removidas de modo algum. Se esta recomendação não for seguida, pode resultar na perda de parte da correção, sendo necessária nova cirurgia. Seguir as recomendações do médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não estejam sujeitas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.
RESULTADOS
Na maioria dos procedimentos, os resultados são imediatos. Assim que os curativos que sustentam o novo formato do ouvido são removidos, o resultado já é visível. Resultados de cirurgia e reconstrução mais extensas da orelha podem aparecer ao longo do tempo. Como a orelha posiciona-se permanentemente próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais. A otoplastia pode proporcionar mudanças estéticas e também na autoestima do paciente.
*Baseado nas informações da SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Se você está insatisfeito(a) com a aparência de suas orelhas, entre em contato e agende uma avaliação.