O procedimento de ginecomastia consiste na redução de mama para os homens, a partir da correção cirúrgica das glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas ou grandes, melhorando, em muitos casos, o contorno do tórax. A ginecomastia pode ocorrer unilateral ou bilateralmente, seja pelo excesso de gordura localizada, excesso de desenvolvimento do tecido glandular ou uma combinação de ambos: excesso de tecido adiposo e glandular. Em casos mais graves de ginecomastia, o tecido mamário em excesso pode fazer com que as mamas fiquem flácidas e a aréola alargada (pele escura ao redor do mamilo). Nestes casos, a posição e o tamanho da aréola podem ser cirurgicamente melhorados e a pele em excesso retirada.
quem pode realizar?
A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade. Ela pode ocorrer devido as alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. Para realizar o procedimento, é importante estar fisicamente saudável, com peso relativamente normal, não fumar e ter expectativas realistas. Além disso, o ideal é ter o desenvolvimento da mama estabilizado. No entanto, em muitos casos, a ginecomastia causa desconforto emocional e prejudica a autoconfiança, por isso, a cirurgia pode ser realizada ainda na adolescência, embora procedimentos secundários possam ser necessários, futuramente, devido à continuidade do desenvolvimento da mama.
pré-operatório
Previamente à cirurgia, pode ser necessário: • Fazer exames de laboratório ou avaliação médica; • Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais; • Parar de fumar bem antes da cirurgia; • Evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
Procedimento cirúrgico
O procedimento é realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, no centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.
Pós-operatório
Após a cirurgia, um curativo cobrirá as incisões e bandagem elástica ou malha podem ser usadas para diminuir o inchaço e dar sustentação à mama operada. Um dreno também pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular. É fundamental que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.
resultados
É muito importante seguir as recomendações do seu cirurgião plástico e comparecer aos retornos de acompanhamento, como previsto. Em muitos casos, os resultados finais da redução da mama em homens são permanentes. No entanto, se a ginecomastia for resultante da utilização de medicamentos, drogas, incluindo esteróides, ou aumento de peso, a retirada das drogas desencadeantes e a manutenção de peso estável poderão ajudar a manter os resultados. Converse com o seu médico antes de iniciar novos medicamentos.Todas as cicatrizes são permanentes, mas, podem ser escondidas nos contornos naturais da mama.
*Baseado nas informações daSBCP- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Se você está insatisfeito(a) com a aparência do seu corpo, entre em contato e agende uma avaliação.