A blefaroplastia é um procedimento estético que melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas. O procedimento pode remover o excesso de depósito de gordura que aparece como inchaço nas pálpebras superiores; remover pele frouxa ou flacidez que cria dobras ou incomoda o contorno natural da pálpebra superior ( às vezes, prejudicando a visão) ou também pode corrigir queda das pálpebras inferiores e/ou remover o excesso de pele e rugas finas na pálpebra inferior. Bolsas sob os olhos também podem ser corrigidas por blefaroplastia. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.
QUem pode realizar?
A blefaroplastia é geralmente realizada em homens e mulheres adultos que têm tecido facial e músculos saudáveis, além de não ter condições oculares graves. O ideal é que sejam indivíduos saudáveis e não fumantes, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia e que tenham perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia.
Pré-operatório
Previamente à cirurgia, pode ser necessário: • Fazer exames de laboratório ou avaliação médica; • Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais; • Parar de fumar bem antes da cirurgia; • Evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
Procedimento Cirúrgico
O procedimento é realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, no centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.
pÓS-OPERATÓRIO
Seguir as recomendações do médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam sujeitas à força excessiva, à escoriação ou ao movimento durante o período de cicatrização. Após o procedimento ser concluído, geralmente é indicado usar pomada lubrificante e fazer compressas frias no local. Em alguns casos, os olhos podem ser cobertos com gaze. A cicatrização inicial, após a cirurgia, pode apresentar inchaço, irritação, olhos secos ou hematomas e desconforto que podem ser controlados com medicamentos, compressas frias e pomada. Pode, também, haver irritação nos locais das incisões. Importante: É preciso que se proteja do sol e use óculos escuros até que o processo de cicatrização seja totalmente finalizado.
rESULTADOS
Os resultados da cirurgia de pálpebras aparecerão gradualmente à medida que o inchaço e os hematomas diminuem, isso dentro de algumas semanas, mas pode levar até um ano para as linhas de incisão refinarem totalmente. Embora a cirurgia da pálpebra possa corrigir determinadas condições permanentemente, há o envelhecimento natural. Ao longo da vida, é preciso que haja proteção solar adequada para ajudar a manter os resultados.
*Baseado nas informações da SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Se você está insatisfeito(a) com a aparência de sua face, entre em contato e agende uma avaliação.